segunda-feira, 1 de março de 2010

Testes da F-1 indicam Ferrari, McLaren e Red Bull como favoritas para 2010 Apesar de Michael Schumacher, Mercedes GP ainda não se mostrou tão próxima


O fim dos testes de pré-temporada da Fórmula 1, no último domingo (28), indicou que o Mundial de 2010 - que começa em 14 de março, no Bahrein - dificilmente repetirá as surpresas de 2009, quando a estreante Brawn GP conquistou os campeonatos de Pilotos (com o inglês Jenson Button) e Construtores.

Diferentemente do ano passado, Ferrari e McLaren devem retornar à briga pelas primeiras posições, patamar onde está a Red Bull, última das grandes a apresentar seu modelo de 2010 - o do ano anterior, que quase foi campeão, acabou sendo modelo para vários outros carros, como da própria McLaren.

O alemão Sebastian Vettel, vice de 2009, é sério candidato ao título se demonstrar mais regularidade. Mark Webber, da Austrália, terá que se desdobrar, como fez no ano passado, para andar no ritmo do jovem companheiro de Red Bull.

A Ferrari se destacou por sempre estar na briga dos melhores tempos e ser uma das equipes que mais acumulou quilometragem, além da forte dupla de pilotos formada pelo brasileiro Felipe Massa e pelo espanhol Fernando Alonso - situação semelhante à da McLaren, com a dupla inglesa Button e Hamilton, os dois últimos campeões da categoria.

Confira também

* Acompanhe todas as notícias de Fórmula 1


* Williams e Sauber podem surpreender

Já a Mercedes herdou o carro vencedor da Brawn GP e conseguiu trazer o alemão Michael Schumacher de volta à F-1, mas ainda não mostrou a mesma consistência das outras três equipes.

Até o heptacampeão tem suas dúvidas quanto à possibilidade de lutar por vitórias no início do ano, mas não se colocou como "carta fora do baralho" para o Mundial. Seu companheiro, o alemão Nico Rosberg, também conseguiu bons tempos e até liderou duas sessões, mas tem a "sombra" de Schumacher para incomodar.

Incógnita

Apesar de funcionar como um indicativo sobre o desempenho das escuderias, os testes de pré-temporada também "mentem", já que os carros vão à pista em diferentes condições. Às vezes, os treinos coletivos não representam a realidade das equipes e pilotos, principalmente em dias de chuva.

Balanço geral

No total, foram quatro baterias de testes em 15 dias de fevereiro, todas em solo espanhol (e muitas atingidas pelas chuvas). Os pilotos correram três vezes em Valência (entre os dias 1º e 3), oito em Jerez (entre 10 e 13 e 17 e 20) e quatro em Barcelona (entre 25 e 28). Veja alguns dados:

Quem liderou:
Felipe Massa (Ferrari - Valencia 1, Valencia 2), Fernando Alonso (Ferrari - Valencia 3), Nico Rosberg (Mercedes - Jerez 1, Barcelona 3), Kamui Kobayashi (Sauber - Jerez 2), Jaime Alguersuari (Toro Rosso - Jerez 3), Lewis Hamilton (McLaren - Jerez 4, Barcelona 4), Sebastian Vettel (Red Bull - Jerez 5), Rubens Barrichello (Williams - Jerez 6), Mark Webber (Red Bull, - Jerez 7, Barcelona 1), Jenson Button (McLaren - Jerez 8), Nico Hulkenberg (Williams - Barcelona 2)
Ferrari, McLaren e Red Bull (três dias); Mercedes e Williams (dois); Sauber e Toro Rosso (um)

Melhores tempos:
Valência: Fernando Alonso (Ferrari) - 1min11s470 no dia 3 (terceiro dia); Felipe Massa (Ferrari) - 1min11s722 no dia 2 (segundo dia)
Jerez: Jenson Button (McLaren) - 1min18s871 no dia 20 (oitavo dia); Robert Kubica (Renault) - 1min19s114 no dia 20 (oitavo dia)
Barcelona: Lewis Hamilton (McLaren) - 1min20s472 no dia 28 (quarto dia); Mark Webber (Red Bull) - 1min20s496 no dia 28 (quarto dia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário